Porque caiu tudo? Whatsapp, facebook e instagram


O Facebook e suas propriedades irmãs, Instagram e WhatsApp, estão sofrendo com interrupções globais contínuas. Ainda não sabemos por que isso aconteceu, mas o como é claro: no início desta manhã, algo dentro do Facebook fez com que a empresa revogasse os principais registros digitais que informam aos computadores e outros dispositivos habilitados para Internet como encontrar esses destinos online.





A visão de Kentik sobre a interrupção do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Doug Madory é diretor de análise de Internet da Kentik , uma empresa de monitoramento de rede com sede em San Francisco. Madory disse que aproximadamente às 11h39 ET de hoje (15h39 UTC), alguém do Facebook fez uma atualização dos registros do Border Gateway Protocol (BGP) da empresa. O BGP é um mecanismo pelo qual os provedores de serviços da Internet do mundo todo compartilham informações sobre quais provedores são responsáveis ​​pelo roteamento do tráfego da Internet para quais grupos específicos de endereços da Internet.

Em termos mais simples, esta manhã o Facebook retirou o mapa dizendo aos computadores do mundo como encontrar suas várias propriedades online. Como resultado, quando alguém digita Facebook.com em um navegador da web, o navegador não tem ideia de onde encontrar Facebook.com e, portanto, retorna uma página de erro.




Além de prender bilhões de usuários, a interrupção do Facebook também impediu seus funcionários de se comunicarem uns com os outros usando suas ferramentas internas do Facebook. Isso porque o e-mail e as ferramentas do Facebook são todos gerenciados internamente e por meio dos mesmos domínios que agora estão bloqueados.

“Os serviços e aplicativos do Facebook não estão apenas disponíveis para o público, suas ferramentas internas e plataformas de comunicação, incluindo o Workplace, também estão disponíveis”, twittou o repórter de tecnologia do New York Times Ryan Mac . “Ninguém pode fazer qualquer trabalho. Várias pessoas com quem conversei disseram que isso é o equivalente a um 'dia de neve' na empresa. ”

A paralisação em massa vem poucas horas depois que o 60 Minutes da CBS transmitiu uma entrevista muito esperada com Frances Haugen , a denunciante do Facebook que recentemente divulgou uma série de investigações internas do Facebook mostrando que a empresa sabia que seus produtos estavam causando danos em massa e que priorizava os lucros em vez da aquisição medidas mais ousadas para reduzir o abuso em sua plataforma - incluindo desinformação e discurso de ódio.

Não sabemos como ou por que as interrupções persistem no Facebook e em suas outras propriedades, mas as mudanças devem ter vindo de dentro da empresa, já que o Facebook gerencia esses registros internamente. Se as alterações foram feitas de forma maliciosa ou acidental, ninguém sabe neste momento.

Madory disse que pode ser que alguém no Facebook simplesmente estragou tudo.

“No ano passado ou assim, vimos muitas dessas grandes interrupções em que houve algum tipo de atualização em sua configuração de rede global que deu errado”, disse Madory. “Obviamente, não podemos descartar alguém que os tenha hackeado, mas eles também poderiam ter feito isso com eles mesmos”.

Nesse ínterim, várias empresas de registro de domínio listaram o domínio Facebook.com como à venda. Não há razão para acreditar que esse domínio será realmente vendido como resultado, mas é divertido considerar quantos bilhões de dólares ele poderia render no mercado aberto.



Esta é uma história em desenvolvimento e provavelmente será atualizada ao longo do dia.


Premium By Raushan Design With Shroff Templates

Postar um comentário

O que você achou? Deixe aqui seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem