500 extensões do Chrome que vazaram 1,7 milhões de usuários

extensões de cromo

O Google removeu 500 extensões maliciosas do Chrome de sua Web Store depois que elas injetaram anúncios maliciosos e desviaram dados de navegação dos usuários para servidores sob o controle de atacantes.

Essas extensões faziam parte de uma campanha de malvertising e fraude de anúncios que está em operação pelo menos desde janeiro de 2019, embora as evidências apontem a possibilidade de o ator por trás do esquema estar ativo desde 2017.

As descobertas são parte de uma investigação conjunta da a pesquisadora de segurança Jamila Kaya e a Duo Security, de propriedade da Cisco, que desenterraram 70 extensões do Chrome com mais de 1,7 milhão de instalações.

Ao compartilhar a descoberta em particular com o Google, a empresa identificou 430 extensões de navegador mais problemáticas, todas desativadas desde então.

"A importância da publicidade maliciosa como vetor de ataque continuará a aumentar enquanto a publicidade baseada em rastreamento permanecer onipresente, e principalmente se os usuários continuarem desassistidos por mecanismos de proteção", disseram Jacob Rickerd, da Kaya e da Duo Security.

Uma campanha de publicidade mal-oculta

Usando a ferramenta de avaliação de segurança de extensão Chrome da Duo Security - chamada CRXcavator - os pesquisadores conseguiram verificar que os plug-ins do navegador operavam conectando clandestinamente os clientes do navegador a um servidor de comando e controle (C2) controlado pelo invasor que tornava possível a extração de dados privados transmitindo dados sem o conhecimento dos usuários.

As extensões, que funcionavam sob o disfarce de promoções e serviços de publicidade, tinham código-fonte quase idêntico, mas diferiam nos nomes das funções, evitando assim os mecanismos de detecção da Chrome Web Store.


Extensões do Chrome

Além de solicitar permissões extensas que concederam aos plugins acesso à área de transferência e todos os cookies armazenados localmente no navegador, eles se conectaram periodicamente a um domínio que compartilhava o mesmo nome que o plug-in (por exemplo, Mapstrekcom, ArcadeYumcom) para verificar as instruções de desinstalação do navegador.

Ao fazer o contato inicial com o site, os plug-ins posteriormente estabeleceram contato com um domínio C2 codificado - por exemplo, DTSINCEcom - para aguardar comandos adicionais, os locais para carregar dados do usuário e receber listas atualizadas de anúncios maliciosos e domínios de redirecionamento, que posteriormente redirecionaram as sessões de navegação dos usuários para uma mistura de sites legítimos e de Phishing.

"Grande parte deles são fluxos de anúncios benignos, levando a anúncios como Macy's, Dell ou Best Buy", constatou o relatório. "Alguns desses anúncios podem ser considerados legítimos; no entanto, 60 a 70% do tempo em que um redirecionamento ocorre, os fluxos de anúncios fazem referência a um site malicioso".

Cuidado com extensões de navegador que roubam dados

Esta não é a primeira vez que extensões de roubo de dados são descobertas no navegador Chrome. Em julho passado, o pesquisador de segurança Sam Jadali e o The Washington Post descobriram um enorme vazamento de dados chamado DataSpii (espião de dados pronunciado) perpetrado por extensões obscuras do Chrome e Firefox instaladas em até quatro milhões de usuários.

Esses complementos coletavam atividades de navegação - incluindo informações de identificação pessoal - e as compartilhavam com um intermediário de dados não identificado que os transmitia a uma empresa de análise chamada Nacho Analytics (agora desativada), que depois vendeu os dados coletados para sua assinatura. membros quase em tempo real.

Em resposta, o Google começou a exigir extensões para solicitar apenas acesso ao "menor quantidade de dados "a partir de 15 de outubro de 2019, banindo quaisquer extensões que não possuam uma política de privacidade e coletando dados sobre os hábitos de navegação dos usuários.

Por enquanto, a mesma regra de cautela se aplica: revise suas permissões de extensão, considere desinstalar as extensões que você raramente usa ou alterna para outras alternativas de software que não exigem acesso invasivo à atividade do navegador.

Premium By Raushan Design With Shroff Templates
Postagem Anterior Próxima Postagem