Vulnerabilidade no TikTok, pesquisadores mostram como Hackear




O TikTok , o terceiro aplicativo mais baixado em 2019, está sob intenso escrutínio sobre a privacidade dos usuários, censurando conteúdo politicamente controverso e por razões de segurança nacional - mas ainda não acabou, pois a segurança de bilhões de usuários do TikTok estaria em questão.

O famoso aplicativo chinês de compartilhamento de vídeos virais continha vulnerabilidades potencialmente perigosas que poderiam permitir que atacantes remotos sequestrassem qualquer conta de usuário apenas sabendo o número móvel de vítimas visadas.

Em um relatório compartilhado, os pesquisadores de segurança cibernética da Check Point revelaram que o encadeamento de múltiplas vulnerabilidades lhes permitia executar remotamente códigos maliciosos e executar ações indesejadas em nome das vítimas sem seu consentimento.

As vulnerabilidades relatadas incluem problemas de baixa gravidade, como falsificação de link SMS, redirecionamento aberto e XSS (cross-site scripting) que, quando combinados, podem permitir que um invasor remoto execute ataques de alto impacto, incluindo:
excluir todos os vídeos do perfil TikTok das vítimas,
envie vídeos não autorizados para o perfil TikTok das vítimas,
tornar públicos vídeos "ocultos" privados,
revelar informações pessoais salvas na conta, como endereços e e-mails particulares.

O ataque utiliza um sistema SMS inseguro que a TikTok oferece em seu site para permitir que os usuários enviem uma mensagem para seu número de telefone com um link para baixar o aplicativo de compartilhamento de vídeo.


Segundo os pesquisadores, um invasor pode enviar uma mensagem SMS para qualquer número de telefone em nome do TikTok com um URL de download modificado para uma página maliciosa projetada para executar o código em um dispositivo de destino com o aplicativo TikTok já instalado.

Quando combinado com problemas de redirecionamento aberto e de script entre sites, o ataque pode permitir que hackers executem o código JavaScript em nome das vítimas assim que clicarem no link enviado pelo servidor TikTok por SMS, como mostra a demonstração em vídeo Check Point compartilhada com The Notícias de hackers.

A técnica é conhecida como ataque de falsificação de solicitação entre sites, em que os invasores induzem os usuários autenticados a executar uma ação indesejada.
"Com a falta de mecanismo de falsificação de solicitação entre sites, percebemos que poderíamos executar código JavaScript e executar ações em nome da vítima, sem o seu consentimento", disseram os pesquisadores em um post  publicado hoje.

"Redirecionar o usuário para um site malicioso executará o código JavaScript e fará solicitações ao Tiktok com os cookies das vítimas".

A Check Point relatou essas vulnerabilidades com responsabilidade ao ByteDance, o desenvolvedor do TikTok, no final de novembro de 2019, que lançou uma versão corrigida de seu aplicativo móvel dentro de um mês para proteger seus usuários contra hackers.

Se você não está executando a versão mais recente do TikTok disponível nas lojas oficiais de aplicativos para Android e iOS, é recomendável atualizá-la o mais rápido possível.

Premium By Raushan Design With Shroff Templates

Postar um comentário

O que você achou? Deixe aqui seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem