O que está acontecendo com a internet?



Você já recebeu um e-mail de um um produto que gosta, mas de um site que nunca se cadastrou em sua vida?! Acredito que sim.. a final 'quem nunca?!'

Pois é sobre isso que vamos falar hoje. Como as empresas tem tornado a internet algo tão vulgar

Sem enrolação vamos ao que interessa.
Para que você entenda onde eu quero chegar, volte em alguns anos no passado, quando você entrava no site de camisetas e tinha anúncio de carro, quando você entrava na página de um relógio e recebia email promocional de boné! Parece até engraçado, mas a verdade da época era essa. Não precisa ir muito longe.. só você voltar uns 8 anos atrás que vai entender o que estou falando! Era uma web burra em fase de melhoria. Cheguei a baixar alguns arquivos pagos sem precisar realizar o pagamento. Sim, muitas aplicações não tinha suas funções de condição criadas no lado servidor (server side) eram, feitas via javascript e html. Quer um exemplo? Lá vai!


Me deparei com o seguinte cenário, uma página web de venda de produtos digitais, onde para baixar o arquivo você teria que pagar.

A variável 'pagou' na url pega informação, se o usuário pagou ou não, e a variável 'download' libera o download se pagou for igual a s (sim)
no entanto, bastava trocar o valor das variáveis e você teria um download fresquinho.

Você acredita se eu te disser que fiz isso 7 a 8 anos atras??

Enfim, alguns anos atrás não existia metade dos recursos de monitoramento e captura de tráfego que existem hoje. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque você não recebia e-mail de 2 em 2 minutos da mesma empresa pedindo para você comprar um produto. E ruim porque embora você tivesse interessado num boné da adidas, você iria receber um e-mail promocional para comprar um carro (hahaha). Constrangedor, mas em vista de hoje eu preferia assim.

Hoje existem sistemas de análise de dados inteligentes que relacionam seus rastros deixados na internet e passam a te oferecer publicidades de acordo com sua navegação. É tipo como se você jogasse a isca e pegasse a si mesmo no anzol!

Agora eu entro no cara que tem causado todo o constrangimento na internet, o cookie!

Você já viu um cookie? Se não permita-me.
Trata-se de um biscoito com algumas bolinhas de sabores contidos. Na informática, é como se você fosse o biscoito, e suas informações(nome, telefone, endereço etc..) fossem as bolinhas de sabor.

O cookie tem esse nome justamente por ser um arquivo que guarda alguns dados referente a navegação do usuário.

Login, email, endereço muitas vezes essas informações ficam armazenas em cookies e acontece que por saber disso as empresas investiram em aplicações capazes de ler essas informações armazenadas em cookies e usá-las para oferecer publicidade e produtos mais relevantes.

No entanto tem fugido do controle, alguns sites atualmente, você só pode ter acesso as informações após permitir que use seus cookies. Acontece que esses sites acessam cookies de outros sites que você navegou e vai juntando tudo, no fim chegamos ao que chamamos de Big data! Uma grande quantidade de dados não relacionados que após um processamento será usado para que chegue até você, anúncios, emails promocionais muito mais relevante.


Você entra no mercado livre e vê uma chuteira, 10 minutos depois, você vai no facebook pra compartilhar uma foto com a sua gata, e dá de cara com a bendita chuteira lá!! A mesma chuteira!! Não não pode ser coincidência!!!! Será capiroto? Não meu amigo, são cookies, são suas pegadas deixadas para trás!


Permita-me contar uma experiência?

Um dia eu fui no cinema, quando cheguei em casa, tinha uma notificação do google, "fulano, você estava no cinema xxxx e ai como foi? conte para seus amigos!".
Eu posso dizer com toda certeza que eu não deixo GPS ligado, primeiro pelo fator privacidade, e depois pelo fato de que consome muita carga e claro que sei que usariam minha localização para me rastrear e mandar esses anúncios o qual disse acima. A partir desse dia eu entendi que, independente de estar habilitado ou não o GPS, estamos sempre sendo rastreados...


E se o cenário atual fosse ainda mais crítico?
Sim, a coisa é tão séria, que as empresas estão comercializando suas informações, lugares que você visitou, telefone, e-mail, nome, links acessados, palavras buscadas. Tudo isso tem um grande valor para as empresas! Porque essas informações serão processadas numa plataforma onde pessoas pagaram para anunciar.

É meus queridos, sinto-lhes informar, a privacidade cada dia que passa se torna mais escassa! Triste realidade.

E você o acha de tudo isso? Você vê que a coisa está desandando um pouco ou acredita que isso é uma melhoria que as pessoas precisam se adaptar?


Bom, é isso que eu queria passar a vocês. Peço que compartilhem essa postagem que vai fazer diferença na vida de muitos.
Premium By Raushan Design With Shroff Templates
Postagem Anterior Próxima Postagem