Um crítica a Internet das Coisas: Privacidade


"A Internet das coisas, é o melhor dos mundos!" Só que não!

Olá meu caro leitor, hoje vamos falar sobre um assunto de extrema importância! Vamos falar da internet que tira a privacidade das coisas e alguns impactos negativos na vida das pessoas.


Vamos primeiro entender o como surgiu e qual o objetivo da internet e então partimos para a internet das coisas.


A internet

A internet surgiu da Arpanet que foi criada na guerra fria pelo exercito americano, seu intuito era tornar possível uma comunicação a longa distância. Entenda o termo: comunicação!
Hoje a internet está em outro nível, estamos no século XX e a internet está bem longe de ser apenas algo usado para comunicação. Hoje você lê vidas inteiras na internet (facebook por exemplo), as pessoas passaram a usar a internet para muitas coisas, boas e ruins, tais como: conversar com familiares distantes, comprar na internet, trabalhar na internet, desfigurar sites, publicar uma opinião ou ideia, difamar alguém, ou alguma empresa e muitas outras coisas que não daria para citar aqui. Muito bom neh? Mas e se pudesse melhorar? Mas e se fosse possível nos conectar com objetos, dar comando para objetos conectados? É esse o papel da tão sonhada Internet das coisas.

Internet das coisas


Internet das coisas (IOT, Internet Of Things), como o próprio nome diz, trata-se de uma realidade onde tudo pode se conectar, um relógio conectado na TV, a TV conectada ao Ar Condicionado, o carro conectado com o semáforo e por aí vai.
É o melhor dos mundos, uma maravilha vendo os benefícios disso na vida das pessoas.
De fato a internet das coisas tem o intuito de facilitar a vida das pessoas, tornar mais fácil e mai intuitivo coisas de nosso dia-a-dia que poderíamos fazer sem estar diante de algo, como por exemplo apagar a luz do quarto, a internet das pode permitir que um simples gesto com as mão você consiga apagar as luzes, ou simplesmente desligar pelo seu Smart Phone. São muitas as possibilidades, as maravilhas que  IOT oferece, proporciona.

Mas eu quero chamar sua atenção para uma coisa muito intrigante que tem sido pouco debatido nos dias de hoje. A privacidade. Como deve ser a privacidade no cenário internet das coisas, será possível ter esse privilégio?

Internet das coisas x Privacidade

A internet das coisas é uma maravilha! Sim, como profissional de tecnologia eu sei disso, mas eu costumo dizer que "a internet das coisas é uma faca de dois gumes", pelo fato de que para você usufruir de toda maravilha dela, você precisa abrir mão de nada mais, nada menos que sua privacidade. Afirmo com toda certeza o que estou falando. E vou te dar um gostinho disso agora!

Continue lendo que você vai se surpreender!

Smart TV a ferramenta de espionagem da CIA

Em 2015 a Samsung lançou uma Smart TV, e como era novidade nos EUA, logo estava nas milhões de residências dos EUA! O que tornava essa Smart TV especial era uma função de gravação de voz onde ninguém menos que a CIA usava para explorar, espionar as pessoas. O usuário não tinha nenhum conhecimento de que estava sendo ouvido o tempo todo. "Ao desligar" a TV fica num estado de falso-desligamento, e assim gravava tudo o que estivesse sendo falado. Houve um escândalo ao ser descoberto, mas aí CIA já tinha ouvido muita coisa. Segundo a samsung o recurso era para pesquisas de marketing etc.

Fonte:https://www.cnbc.com/2017/03/09/if-you-have-a-smart-tv-take-a-closer-look-at-your-privacy-settings.html



Na documentação da Smart TV estava escrito (no mínimo muito bem escondido) que você não devia falar dados pessoais próximo a Smart TV. Mas calma, para tudo!

_Vem cá, eu comprei a TV, ponho na minha casa! É sério que eu não posso mais nem conversar o que eu quiser na minha casa?? Agora tenho que medir minhas palavras, falar baixo ou sair da minha sala pra conversar?!

O cenário é esse! A Samsung disse que estava fazendo alguns testes e blá blá blá... mas será que não foi um contrato de milhões com a CIA para fazer das TVs uma ferramenta de espionagem muito poderosa? A final, quem iria desconfiar de uma TV?

O intuito dessa postagem é fazer você se questionar sobre tudo que está ocorrendo nos dias atuais. Você deve achar que eu sou lunático, mas te digo, a câmera do meu notebook está tapada, a câmera do meu Smart Phone também! E o GPS fica desativado.

Sou a favor da tecnologia como meio de comunicação, como algo que entre para melhorar e facilitar a nossa vida, mas não para espionar, monitorar e controlar ninguém.

Esse é apenas um dos diversos exemplos que você vai ouvir falar muito ainda sobre a internet das coisas.

Nos EUA criaram um dispositivo que é colocado no coração, um dispositivo simples usado por pessoas com problemas cardíacos, e acredite, muito loucos estavam usando. Quando descobriram uma falha, pediram urgentemente para todos os pacientes que usavam aquele dispositivo, corressem ao médico para retirá-lo.
Ninguém iri pagar pra ver ter o coração "hackeado" e morto por isso.

Bom pense muito bem antes de pular de cabeça em qualquer piscina por aí.
Eu zelo por minha privacidade, e você?!

Você já conhece o Canal Mais Security? Lá você vai aprender técnicas de hacking, segurança da informação e muito mais.
Premium By Raushan Design With Shroff Templates
Postagem Anterior Próxima Postagem