Você nunca esteve seguro!


Uma das técnicas de hacking mais poderosas, consiste em lábia e persuasão! Entenda como criminosos conseguem acesso a informações sem ao menos tocar em um computador.

Uma das artemanhas hacking mais utilizadas na atualidade e que mais causam prejuízos a pessoas em todo mundo!





Engenharia Social - A arte de enganar

Engenharia social é uma técnica onde se usa lábia para persuadir uma alguém a fazer algo. O termo Engenharia social foi dado por Kevin Mitnick, um Hacker muito famoso que na sua época foi um dos homens mais procurados do mundo por hackear mente de pessoas, sistemas e muitas outras coisas.

Você está utilizando o computador em sua casa, e então o desliga para ir ao trabalho.

Suponhamos que você esteja em seu trabalho fazendo suas tarefas, e em sua casa apenas sua mãe se encontra. De repente, um suposto técnico liga para a sua mãe com uma voz delicada e muito educado, dizendo que trabalha com você e que você está muito ocupado por isso lhe pediu para ligar o computador, pois precisava enviar um arquivo urgentemente, caso contrário a empresa teria uma multa absurda. Sua mãe não terá outra escolha a não ser ligar o computador, já que é um caso urgente, e o técnico sabe o nome dela, logo ela entende que pode confiar e então liga o computador.

O suposto técnico instrui sua mãe a clicar em alguns botões, faz o necessário, depois agradece, se despede e desliga.

Quando você chega em casa já liga o computador, vai ver aquelas fotos da família. Mas você procura em todos as possíveis pastas que deveriam estar, mas não está lá. 

Eu sei exatamente a pessoa e a primeira pergunta que você irá fazer:

_Mãe! Alguém mexeu no meu computador?

Bom, você já deve ter entendido onde quero chegar, eu suponho. A mãe conta todo o caso para você, mas agora já é tarde demais, porque o técnico era na verdade um Cracker, e ele roubou suas informações, arquivos e fotos.

Que fotos de ele pegou? O que ele pode fazer com suas fotos? Foi somente isso ele que roubou de você? Inúmeras perguntas você fara a si mesmo.

Esse foi apenas um exemplo, mas existem diversas formas das pessoas conseguirem roubar suas informações.

Essa técnica que mencionei uma ágora e conhecida como Engenharia Social que consiste em enganar pessoas para conseguir obter alguma informação importante. E muito difícil se prevenir, pois nesse tipo de ataque o cracker já pesquisou muitas informações sobre você, podendo dizer que as vezes tem mais informações sobre você do que um amigo seu.

Geralmente essa técnica é utilizada em combinação com o Phishing, uma técnica que consiste uma página falsa idêntica a uma página original.
Premium By Raushan Design With Shroff Templates
Postagem Anterior Próxima Postagem